Saúde

Exames de vista: conheça os principais

Exames de vista: conheça os principais

A realização de exames oftalmológicos, ou exames de vista, é parte indispensável dos cuidados com a saúde dos olhos. Além das avaliações de rotina, existem exames específicos para confirmar diagnósticos ou até mesmo analisar as condições das vistas em um pós-operatório, por exemplo.

Os problemas de vista se manifestam por meio de sinais como dores de cabeça frequentes, visão embaçada, dificuldade para enxergar em determinadas distâncias, vermelhidão nos olhos, lacrimejamento em excesso ou secura nos olhos, entre outros.

Ao notar sintomas relacionados à saúde ocular, procure um especialista para investigar o problema. E, para se manter informado sobre o assunto, saiba quais são os principais exames realizados pelo oftalmologista. Leia o artigo da Óptica Carijós!

Principais exames de vista

Os exames de vista servem para avaliar e diagnosticar a presença de doenças oftalmológicas. Dessa forma, é possível conduzir o devido tratamento do problema.

Conheça os principais exames de vista!

Teste do olhinho

O teste é efetuado nas primeiras semanas de vida do recém-nascido e permite que doenças sejam detectadas precocemente. É o caso do glaucoma, catarata congênita, inflamações, alterações de refração e tumores.

O exame é rápido e indolor, feito por pediatra.

Avaliação externa

A avaliação externa, ou ectoscopia, é um dos exames oftalmológicos mais comuns, geralmente realizado na primeira consulta. O médico analisa as partes externas dos olhos: superfície, pálpebras e canais lacrimais.

Assim, é possível observar sintomas clínicos que estejam aparentes, como vermelhidão, edema nas pálpebras, inflamação e olhos secos, por exemplo.

Exame de refração

Este exame serve para detectar erros de refração, sendo a miopia, o astigmatismo, a presbiopia e a hipermetropia. Utiliza-se um aparelho chamado autorrefrator, por meio do qual o paciente deve observar uma escala de letras ou números, definindo sua capacidade de enxergar.

A partir do resultado, o especialista prescreve o grau dos óculos ou lentes de contato, se necessário.

Mapeamento de retina

Também conhecido como “exame de fundo de olho” ou “fundoscopia”, o mapeamento de retina tem por finalidade analisar as estruturas internas dos olhos. Investigam-se as condições da retina, nervo óptico e vasos sanguíneos.

Por ser um exame detalhado, é necessário o uso de colírio para dilatar as pupilas. A fundoscopia permite detectar consequências de diabete e hipertensão no globo ocular, glaucoma, câncer nos olhos, toxoplasmose, desequilíbrios na tireoide, e mais.

Teste ortóptico

Este exame de vista avalia as condições da musculatura ocular, além de analisar se o alinhamento dos olhos está adequado. Dessa forma, é possível diagnosticar casos de estrabismo e ambliopia.

O teste pode ser feito a partir dos 3 anos, possibilitando o tratamento precoce e evitando a necessidade de cirurgia.

Outros exames oftalmológicos

Além dos exames citados acima, há outros testes para verificar a saúde dos olhos. Confira alguns deles:

  • Topografia da córnea: identifica deformações na córnea;
  • Tomografia de coerência óptica (OCT): avalia detalhadamente as camadas das estruturas dos olhos, como retina, íris, córnea, cristalino e vítreo;
  • Senso cromático: detecta daltonismo e doenças da mácula.

Com que frequência devemos ir ao oftalmologista?

Um equívoco comum é que as pessoas só procurem o médico quando surgem sintomas preocupantes nas vistas, o que não é recomendável.

A frequência adequada para se consultar com o oftalmologista é de uma vez ao ano, sobretudo após os 40 anos. Dessa maneira, você cuida da sua saúde ocular, previne doenças e inicia tratamentos quanto antes.

Quando os exames oftalmológicos são indicados?

Uma vez feita a avaliação completa nas consultas de rotina, o especialista deve solicitar exames complementares caso suspeite de alguma doença ocular.

Exames de refração, por exemplo, devem ser feitos quando o paciente apresenta dificuldades para enxergar de longe, de perto ou sente a vista cansada. Já o teste de fundo de olho é fundamental para pacientes diabéticos, hipertensos, que estão em situação de pré ou pós-operatório, entre outros casos.

Sintomas que exigem consulta oftalmológica urgente

As doenças oculares possuem sintomas que devem ser observados com cautela:

  • Dores de cabeça frequentes;
  • Dores nos olhos;
  • Dificuldade para enxergar de longe ou de perto;
  • Dificuldade para focar objetos;
  • Lacrimejamento em excesso;
  • Olhos secos;
  • Visão embaçada ou duplicada;
  • Vermelhidão nos olhos;
  • Dificuldade para identificar cores.

Ao notar sinais como esses, procure um especialista e realize seus exames oftalmológicos. E caso precise utilizar lentes corretivas, escolha a armação perfeita em uma das lojas físicas da Óptica Carijós ou na loja virtual.

Para mais conteúdos como este, visite nossas redes sociais!

Open chat
Olá, estou no seu site, poderia me ajudar?