Usando óculos de grau pela primeira vez
22 de novembro de 2022 2024-02-26 11:16Usando óculos de grau pela primeira vez
Usando óculos de grau pela primeira vez
Se você está usando óculos de grau pela primeira vez, deve estar emocionado por enxergar bem de novo. No entanto, há também aquela sensação estranha de algo novo em seu rosto, e quando fica na frente do espelho, pode não se reconhecer.
Não é fácil se acostumar na primeira vez usando óculos de grau, mas com o tempo vai se familiarizar com a sensação. Você também aprenderá quando algo não estiver certo com suas lentes.
Se você está nervoso com essa nova experiência ou preocupado que o desconforto que sente agora vai durar para sempre, pode aliviar suas preocupações lendo nosso conteúdo.
Abaixo, respondemos a algumas das questões comuns que surgem ao usar óculos de grau pela primeira vez.
10 sintomas que indicam a necessidade do uso dos óculos de grau
Se você está começando a usar óculos de grau, deve ter notado muita dificuldade em enxergar, seja de perto, de longe, para ler um livro ou uma placa do outro lado da rua.
Há diversos sintomas que indicam a necessidade de uma intervenção e tudo depende do problema que sua visão desenvolve.
Por outro lado, há alguns sinais clássicos de que você precisa de óculos, como:
- Dores de cabeça;
- Tontura e coceira recorrente;
- Vermelhidão nos olhos ou pálpebras inchadas;
- Olhos doloridos e/ ou cansados;
- Dificuldade para ler de longe ou de perto;
- Dor súbita nos olhos;
- Dor recorrente e sensibilidade ao redor dos olhos;
- Visão dupla ou turva;
- Olhos secos, irritados e/ ou cansados;
- Sensibilidade à luz e visão de flashes.
Ao notar algum desses sintomas, ou outros relacionados aos olhos e região, busque ajuda de um oftalmologista, que deve fazer uma avaliação clínica.
- Ah, vale lembrar que não é saudável comprar óculos ou lentes por conta própria, sem parecer médico apropriado.
Dificuldades de adaptação na primeira vez usando óculos de grau
Infelizmente, algumas pessoas tem dificuldade em se adaptar ao uso do óculos e podem até relatar que sua visão fica “pior” com eles.
Se isso acontecer com você, fique tranquilo! Isso pode ser completamente normal para algumas pessoas nos primeiros dias.
Saiba que todos esses problemas ocorrem porque seus músculos oculares se acostumaram a trabalhar nas restrições que você tinha. Assim que os seus olhos e músculos da região se acostumarem a relaxar, esses problemas tendem a desaparecer!
Fique atento aos sintomas:
1. Dores de cabeça
Se está usando óculos de grau pela primeira vez, é muito comum sentir pequenas dores de cabeça. As armações colocam uma nova pressão na ponte, no nariz e nas têmporas.
Mas, não se preocupe porque, na maioria dos casos, a dor de cabeça desaparece naturalmente após alguns dias.
2. Sensação de mal-estar
Você também pode sentir náuseas e tonturas leves. É normal, pois seu cérebro está se ajustando às novas lentes e visão. Essa náusea geralmente se deve ao fato de que seus nervos estão ainda em dissonância e ajustes.
3. Tensão ocular
A tensão ou fadiga ocular é outra sensação comum ao usar óculos pela primeira vez. Pode resultar de seus olhos ficarem cansados e doloridos antes de se acostumarem com as novas lentes.
4. Visão embaçada
Sua visão pode ficar embaçada e distorcida quando começar a usar as lentes. Mas o problema é apenas temporário.
É importante ter em mente que seu corpo se acostuma com os novos óculos em 3 dias ou um pouco mais. Cada pessoa tem seu tempo de ajuste com seu novo par de lentes.
- Os sintomas irão reduzir em gravidade. No entanto, se após uma semana de uso regular, ainda não se sentir bem, converse com seu oftalmologista.
Como se acostumar com os óculos e as lentes de grau?
É importante que você saiba que alguns fatores podem afetar esse período de ajuste, tanto do costume com a armação, quanto com o grau das lentes. Por isso, o primeiro truque é usar seus óculos todos os dias para se acostumar com eles.
Aliás, é melhor experimentá-los pela primeira vez no início da manhã. Isso não apenas te ajudará a se acostumar a colocá-los assim que acordar, mas também evita que tonturas surjam à tarde durante essa fase de ajuste.
E caso você sentir os olhos lacrimejantes ou com muita coceira, alguma dor, visão turva ou vermelhidão, tire os óculos e espere até que esses sintomas passem ou se acalmem, antes de colocá-los novamente.
Além dessas dicas acima, siga também estas:
- Limpe seus óculos correta e regularmente;
- Use sempre que necessário;
- Faça uma pausa se a tensão for alta o suficiente para causar dor de cabeça;
- Não planeje atividades extenuantes (como dirigir longas distâncias) durante os primeiros dias;
- Comece colocando as lentes enquanto está sentado ou deitado em sua cama.
Com essas dicas simples, você já facilita esse período de transição!
Mas, além disso, é muito importante se certificar de que seu óculos é de qualidade… mas, como?
A importância de escolher uma ótica de confiança
Antes de escolher a ótica que confeccionará suas novas lentes, fique de olho na tradição e confiabilidade desse estabelecimento na sua região.
Uma óptica de confiança sempre contará com a vantagem de uma orientação profissional, que vai te receber, responder suas dúvidas e fornecer a assistência necessária. Esse profissional também vai te ajudar a:
- Obter o produto certo;
- Que se adapte ao seu rosto;
- Que atenda suas necessidades diárias e
- Melhore sua visão
- Sem comprometer seu orçamento!
Aqui, na Óptica Carijós, você conta com esse atendimento personalizado já na primeira vez usando óculos de grau e tem a garantia do produto de melhor qualidade conforme sua prescrição médica.
E aqui no nosso blog fornecemos mais informações sobre sua saúde ocular. Nós também estamos nas redes sociais, acompanhe e não perca nenhuma novidade!